No dia ,20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra em diversas cidades brasileiras. A data, a mesma da morte de Zumbi dos Palmares, é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Em homenagem a este dia tão importante, vamos falar de escritores negros e afro-descendentes brasileiros:
Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839— Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, considerado um dos mais importantes nomes da literatura desse país e identificado, pelo crítico Harold Bloom, como o maior escritor negro de todos os tempos.
De sua vasta obra, que inclui ainda poesias, peças de teatro e crítica literária, destacam-se o romance e o conto. É considerado um dos criadores da crônica no país, além de ser importante tradutor, vertendo para o português obras como Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo e o poema O Corvo, de Edgar Allan Poe. Foi também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, que também se chama Casa de Machado de Assis.
Sugestões de Leitura:
Carolina Maria de Jesus
Carolina Maria de Jesus nasceu a 14 de Março de 1914 em Sacramento, estado de Minas Gerais e foi filha de negros que, provavelmente, migraram do Desemboque para Sacramento quando da mudança da economia da extração de ouro para as atividades agro-pecuárias.
A obra mais conhecida, com tiragem inicial de dez mil exemplares esgotados na primeira semana, e traduzida em 13 idiomas nos últimos 35 anos é Quarto de Despejo. Essa obra resgata e delata uma face da vida cultural brasileira quando do início da modernização da cidade de São Paulo e da criação de suas favelas.
Faleceu em 13 de Fevereiro de 1977, com 62 anos de idade e foi sepultada no Cemitério da Vila Cipó, cerca de 40 Km do centro de São Paulo.
Sugestão de Leitura :
Jorge de Lima
Jorge Mateus de Lima (União dos Palmares, 23 de abril de 1893 — Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1953) foi político, médico, poeta, romancista, biógrafo, ensaísta, tradutor e pintor brasileiro. Inicialmente autor de belíssimos alexandrinos, posteriormente transformou-se em um modernista.
Sugestão de Leitura :
Esses são apenas três de uma razoável lista de escritores negros e afro-descendentes, alguns outros nomes que não podemos esquecer são: Lima Barreto; Cruz e Souza, José do Patrocínio Filho, , Nei Lopes, Mário de Andrade …[e outos].
Se interessaram por algum dos livros sugeridos ou então precisa pesquisar sobre esses autores , então passe na
Biblioteca Pública Municipal
“Prof. Olavo Valente de Almeida”.
Aguardamos sua visita…