31 de maio de 2012

Novos Livros !!!Maio/2012 - 3ª Parte

Uma análise de cada constituição que o país já teve e do pano de fundo que a gerou, os embates políticos, os conflitos com o governo, os costumes reinantes em cada época. oferece um panorama estatístico nacional e internacional do setor de museus, além de textos analíticos sobre a situação dos museus nas unidades federativas.

Confira na página de Atualizações Literárias a listagem dos novos títulos e passe na Biblioteca para fazer seus empréstimos e pesquisas.

1024x768_Gatos_Sobre_os_Livros_c96304174c

Boa leitura !!!!

23 de maio de 2012

Novos Livros!!!! Maio/2012 – 2ª parte

À beira da ruína, Marco Antônio relembra os fatos mais importantes de sua vida , altos e baixos extremados, amarga luta política, guerra, amor e traição. Suas memórias são anotadas por Crítias, o secretário grego, que registra inclusive o que seu amo censurou por ser tão ou mais...Apresenta a vida conjugal de modo bem concreto, desde os atos sexuais, aprovados e abençoados por Deus, até a convivência do casal em idade avançada, quando os impulsos sexuais diminuem de intensidade e o amor assume um caráter mais contemplativo que antes, não perdendo, por isso, seu valor e sua beleza.Romance que retrata a história de uma família como tantas outras, mas única, pois cada uma escreve seu próprio enredo.Tudo começa no alvorecer do século XIX, centralizada em uma propriedade rural da Andaluzia, Espanha. Inclui passagem por terras da Argentina e retorno à Espanha.

O livro conta historias de 45 pessoas que dedicaram a vida r perseguir seus ideais, muitas vezes contrariando o senso comum. Em defesa de suas idéias, foram até o fim, sem deixar se abater por problemas ou tragédias pessoais, incompreensões, falta de condições e...

 

Confira na página de Atualizações Literárias a listagem dos novos títulos e passe na Biblioteca para fazer seus empréstimos e pesquisas.

 

 

Pátria nasceu no ano em que a revolução triunfou em Cuba, sua mãe teve o ventre coberto pela bandeira da ilha, colocada ali pelo próprio Che – um motivo de orgulho para seu pai. Ela pertence à primeira geração que deveria crescer em um mundo sem injustiças... Esse livro, prefaciado pelo romancista Albert Camus, é considerado um clássico da literatura em língua francesa. Um fascinante romance autobiográfico, em que o herói, judeu tunisiano pobre, define pouco a pouco sua própria identidade por meio de descobertas sobre religião, sexualidade, medo e solidariedade em meio aos conflitos que assolam a Tunísia, sob domínio francês, antes e durante a Segunda Guerra Mundial.

Em uma aldeia centenária- o que em Israel significa quase pré-histórica, entre o fim do verão e o início do inverno, histórias diferentes se desenrolam paralelas, enquanto seus protagonistas se cruzam transversalmente como figurantes em histórias alheias...Vida, morte, renovação. Temas universais que são o eixo em torno do qual se desenrola a trama simples deste belo romance. É a história de um homem que, diante da morte, busca o sentido da vida. Um romance magnífico cuja mágica se abre ao leitor desde a primeira página.A trama tem início quando Hans Schneider, professor da Universidade Federal de Florianópolis, de reputação inabalável, aparece morto com um tiro na testa e com o próprio pênis enfiado na boca. Na virilha, uma carta de baralho: o sete de paus. Durante a investigação, ocorre outro assassinato com as mesmas características, o que leva a polícia a trabalhar com a hipótese de se tratar de um serial killer. Qual o motivo ...

Teresa Mendoza. Uma mulher solitária que constrói um império a partir do nada, num mundo implacável inteiramente dominado por homens, o mundo do narcotráfico. Uma história de corrupção, amor e morte que nos revela o que de melhor e de pior existe no ser humano...Nesse romance encontraremos "zeladores lacônicos, moças sedutoras em perigo, pistas descobertas a partir de um cartão de visitas esquecido". Ambientado no final do século XVIII, em Nápoles, trata-se no início, de conflitos perfeitamente ajustados aos cânones da moderna literatura ocidental. Mas logo essa impressão é substituída por algo mais rude, menos domesticado: na superfície, encontramos a paixão de três homens pela mesma mulher; no subterrâneo, um muno de decadência e horror, de pequenas deformações e tormentos, de seres que não são o que parecem ser, de visões mágicas, de estranhos filhos da natureza.

Em Cinzas do Norte, o amazonense Milton Hatoum aprofunda o projeto narrativo de seus livros anteriores - Relato de um certo Oriente e Dois irmãos -, ampliando o foco além do mundo familiar para escrever a "história moral" de sua geração. Carapau é o nome de uma cidade fictícia no nordeste. A história gira em torno de João Neves, velho coronel que ao longo dos anos vai enriquecendo às custas da miséria da cidade de Carapau, da qual se torna chefe político e “dono”, de fato, exercendo seu poder através do despotismo e do terror...Virgínia vai viver com a mãe depois da separação dos pais. A mulher morre e a menina é mandada para um colégio interno. Quando sai para viver com o pai e as irmãs, se depara com um clima de rejeição e crueldade.

21 de maio de 2012

21/05 – Dia da Língua Nacional

21 de maio é o dia dedicado a homenagear a língua nacional. Língua nacional é aquela que se fala numa nação. Na nossa nação, o Brasil, como você sabe, essa é a língua portuguesa. Então, pode lhe parecer o caso de se perguntar, antes de mais nada: uma coisa tão banal quanto a língua que falamos, que utilizamos a todo instante, até em nossos pensamentos, merece mesmo uma homenagem?
Para responder essa pergunta, é preciso ter em mente que uma língua não é, de jeito nenhum, algo tão banal quanto parece ser. A língua é um sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases, as quais os indivíduos de uma comunidade lingüística usam como principal meio de comunicação e de expressão, falado ou escrito.
Nesse sentido, a língua é abstrata como todos os conceitos. Ela só se torna concreta quando é usada por alguém no processo de comunicação. Isso ocorre toda vez que alguém fala ou escreve, de modo que o exemplo mais concreto que se pode oferecer agora é precisamente o texto que você está lendo. Ele foi escrito por alguém e para alguém com a finalidade de comunicar alguma coisa.

Comunidade lingüística

Note que, nesses termos, isso poderia ter sido escrito em qualquer língua, se estivesse sendo escrito em qualquer outro país que não usa a língua portuguesa como meio de comunicação e expressão. E assim se revela a importância da expressão "comunidade lingüística" empregada na definição de língua. Toda língua é o meio de comunicação e expressão de um grupo de pessoas em particular, de uma comunidade específica, de um povo, de uma nação.
Isso deixa claro que há uma relação profunda entre uma língua e o povo que a fala. A língua é o meio de expressar a maneira pela qual esse povo - e nenhum outro - compreende o mundo, assim como é o meio através do qual esse mesmo povo se coloca no mundo. Portanto, a língua traduz a identidade de um povo, seu modo de ser e de estar.
O povo brasileiro se expressa por meio da língua portuguesa, aquela que os colonizadores portugueses trouxeram para nosso território, difundindo-a e fazendo-a tornar-se a forma de comunicação e expressão predominante por aqui. No entanto, a língua do povo brasileiro não é idêntica à do povo português.

Fonte:http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/0521---dia-da-lingua-nacional.jhtm

Sugestões de Leitura:

10 de maio de 2012

Novos Livros!!!! Maio/2012

 

Confira na página de Atualizações Literárias a listagem dos novos títulos e passe na Biblioteca para fazer seus empréstimos e pesquisas.

 

O livro procura esclarecer as dúvidas dos católicos sobre temas atuais, levando os fiéis a aprofundar seus conhecimentos da religião católica, fortalecendo sua fé com o esclarecimento da Bíblia e da doutrina católica como base da sabedoria cristã.Com base em documentos recém-descobertos em arquivos italianos, esta biografia ricamente ilustrada revela pela primeira vez a verdadeira história de Isabella de Medici. Encantadora e divertida, inteligente e rica, Isabella foi a verdadeira estrela da poderosa casa dos Medici no século XVI. Um precioso painel histórico e um relato da mulher mais... Lola não tem intenção nenhuma de aceitar a proposta de romper com seu namorado Dougie, pela quantia de £ 10,000, oferecida pela mãe dele. Então, ela descobre um segredo que a faz pensar outra vez. Dougie provavelmente teria terminado com ela, a longo prazo, e dessa...

Numa linguagem simples e divertida o autor reflete sobre o cotidiano nas empresas, posturas, diferenças, relação com clientes, motivação, entre outras coisas.A mais completa e confiável obra de referência sobre o Brasil e o mundo em língua portuguesa, com conteúdo apresentado de forma contextualizada, concisa e didática.

1 de maio de 2012

01/05 – Dia da Literatura Brasileira

 

Embora as comemorações – incluindo as internacionais – sejam dirigidas, com justiça, aos trabalhadores, o primeiro dia de maio serve, também, para homenagear a Literatura Brasileira. Sim, com maiúsculas. A data coincide – e dela advém – com o nascimento de José de Alencar, o grande romancista romântico. Há quem diga que essa jovem senhora tem apenas 176 anos, já que a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, em 1836, marca a literatura “realmente brasileira”, independente dos domínios portugueses. Há quem defenda que uma literatura que utilize uma língua europeia não pode ser considerada “independente”. Discussões sempre haverá – e conclusões idem.

José Martiniano de Alencar (Messejana, 1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro. Alencar foi o primeiro autor a escrever uma obra que revelava o Brasil como o país realmente era, tendo o índio e o sertão como suas principais referências. Além de escrever romances, foi cronista, ensaísta, dramaturgo e atuou como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Dentre suas obras mais conhecidas estão:  ”O Guarani” (1857), “Iracema” (1854) e “Lucíola” (1862). O autor faleceu em 1877, aos 48 anos, no Rio de Janeiro.

Sugestões de Leitura :

Segredos antigos, desencontros amorosos e renúncias estão presentes neste destacado romance regionalista, de 1872, em que Alencar documenta o cotidiano numa fazenda paulista do século XIX. Til é o apelido de Berta, a heroína capaz de imensos sacrifícios por um ideal.

Til  de José de Alencar

Segredos antigos, desencontros amorosos e renúncias estão presentes neste destacado romance regionalista, de 1872, em que Alencar documenta o cotidiano numa fazenda paulista do século XIX. Til é o apelido de Berta, a heroína capaz de imensos sacrifícios por um ideal.

 

Memórias de um sargento de milícias

Memórias de um Sargento de Mílicias de Manuel Antônio de Almeida

Na história de Leonardo - que gosta muito mais de se divertir do que de trabalhar - o autor faz uma irresistível e bem-humorada crônica sobre o cotidiano das classes baixas do Rio de Janeiro na época de dom João VI.

 

 Vidas Secas de Graciliano Ramos

O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro. Apesar desse sentimento de transbordante solidariedade e compaixão com que a narrativa acompanha a miúda saga do vaqueiro Fabiano e sua gente…

Fontes : http://ipsislitteris.opsblog.org/ ;  Wikipédia e Skoob

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...