O eixo histórico ficou iluminado por candeeiros com velas.
Atores viveram a história de Itu pelas ruas do Eixo Histórico
Uma Caminhada Luminosa “Itu: da fundação ao futuro” marcou a entrada do aniversário de 401 anos de Itu, na noite de 1º de fevereiro. Centenas de pessoas caminharam juntas pelo eixo histórico, levando um candeeiro com uma vela acesa, enquanto a história de Itu era contada por atores nos principais patrimônios históricos da cidade.
O evento aconteceu entre a Praça do Bom Jesus, subindo a Rua Paula Souza e encerrando na Praça da Matriz. Foram distribuídos gratuitamente 600 candeeiros, transportados por crianças, jovens e idosos,criando uma atmosfera comovente, que uniu todos os moradores presentes em uma celebração única.
As incursões teatrais que nortearam a caminhada tiveram direção de Renato Benedetti. O enredo mostrava o passeio de um avô e sua neta, relatando a história da cidade que completou 401 anos. Vinte atores ituanos participaram da caminhada, interpretando personagens marcantes de Itu, como a Dona Inácia (moradora do antigo casarão onde fica atualmente o Museu da Energia), Barão de Itu, Padre Bento, Almeida Júnior, entre outros.
O evento contou também a participação da Banda do Carmo e do Quarteto Tristão Júnior. Após a Caminhada Luminosa, ainda como forma de comemorar o aniversário da cidade, a Secretaria de Cultura de Itu realizou um concerto com a Orquestra Filarmônica do Teatro Escola Maestro Eleazar de Carvalho (Temec) na Praça do Carmo.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Fonte: Deborah Dubner / www.itu.com.br
0 comentários:
Postar um comentário