Em 1965, o Congresso brasileiro oficializou o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore, numa justa homenagem à cultura popular brasileira. A palavra folclore tem origem no inglês antigo, sendo que "folk" significa povo e "lore" quer dizer conhecimento, cultura.
O folclore brasileiro, portanto, é a cultura de nosso povo e não há nada mais nacional do que ele. Afinal, ele é precisamente o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul. Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima.
Um dos aspectos mais interessantes do folclore brasileiro, são os seres sobrenaturais que povoam as lendas e as superstições da gente mais simples. O mais popular é o Saci, mas há vários outros seres fantásticos em nosso folclore: o Curupira; a Mula-sem-cabeça; a Boiúna e o Lobisomem, entre outros.
Sugestão de leitura:
Caso queira conhecer as histórias dessas fantásticas criaturas, você pode procurar as obras do folclorista Luís da Câmara Cascudo ou os livros de Monteiro Lobato.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u12.jhtm
0 comentários:
Postar um comentário