26 de abril de 2012
Novos Livros na Biblioteca !!!Abril/2012 Parte 4
23 de abril de 2012
Abril: Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais
O dia mundial do livro e dos direitos autorais foi criado em 1995 durante a XXVIII Conferência Geral da UNESCO para promover a leitura, publicação de livros e a proteção de direitos autorais.
O dia foi escolhido pois tanto Miguel de Cervantes quanto William Shakespeare faleceram no dia 23 de abril.
Miguel de Cervantes Saavedra (Alcalá de Henares, 29 de setembro de 1547 — Madrid, 23 de abril de 1616) foi romancista, dramaturgo e poeta castelhano. Sua obra-prima, Dom Quixote, muitas vezes considerado o primeiro romance moderno, é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerado um dos melhores romances já escritos. Seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura.
Sugestão de leitura:
William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 26 de Abril de 1564 — Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1616) foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência, e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão).
Sugestões de leitura :
É um dia para lembrar o prazer da leitura e incentivar a população a dar uma atenção especial ao livro.
Desde sempre, o Homem tem necessidade de se expressar e registrar fatos de seu quotidiano.
Os homens das cavernas deixaram-nos desenhos de suas casas, dos animais que os rodeavam, de suas caçadas gravados em pedra.
E por isso hoje, podemos saber como era sua vida.
Com o passar do tempo, novas técnicas foram surgindo como o papiro, o papel e, mais recentemente, a forma eletrônica de se expressar que possibilita a existência de livros online ou mesmo em pequenos aparelhos que levamos de um lado a outro.
E surgem novas questões que não estavam presentes há poucos anos atrás, como os livros impressos x livros eletrônicos. A questão da preservação do meio ambiente e das árvores assim como os direitos autorais.
Site de E-Books Gratuitos e que respeita os Direitos Autorais :
http://www.dominiopublico.gov.br
Fonte : http://eportuguese.blogspot.com.br/2011/04/23-de-abril-dia-mundial-do-livro-e-dos.html
19 de abril de 2012
Novos Livros na Biblioteca!!!Abril/2012 Parte 3
17 de abril de 2012
Novos Livros na Biblioteca !!!Abril/ 2012 Parte 2
Confira na página de Atualizações Literárias a listagem dos novos títulos e passe na Biblioteca para fazer seus empréstimos e pesquisas.
16 de abril de 2012
Abril: Mês do Livro Infantil
No dia 2 de abril, comemoramos o Dia Internacional do Livro Infantil, em homenagem ao nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de clássicos famosos, dentre eles: O patinho Feio, O soldadinho de chumbo e a Pequena Sereia.
Hans Christian Andersen (Odense, 2 de Abril de 1805— Copenhague, 4 de Agosto de 1875) foi um escritor dinamarquês de histórias infantis. Dos contos de Andersen, destacam-se: O Abeto , O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Polegarzinha, dentre outros.
No dia 18 de abril, comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil, data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil no Brasil, Monteiro Lobato. Criador de Emília, Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens que viviam num mundo de fantasia, de faz-de-conta e aventuras chamado Sítio do Picapau Amarelo.
José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948)[foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo 1939).
Uma forma de valorizar a leitura é incentivar as crianças a visitarem o mundo mágico, lúdico e criativo que o livro infantil proporciona. Através da leitura, a criança consegue ter um mundo da imaginação só dela.
O gosto pela leitura começa desde cedo e pode durar a vida toda. Incentive a leitura!
Sugestão de leitura:
12 de abril de 2012
Novos Livros na Biblioteca!!! Abril/2012
2 de abril de 2012
Sugestões de Leitura para as Datas Comemorativas de Abril