No dia 2 de abril, comemoramos o Dia Internacional do Livro Infantil, em homenagem ao nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de clássicos famosos, dentre eles: O patinho Feio, O soldadinho de chumbo e a Pequena Sereia.
Hans Christian Andersen (Odense, 2 de Abril de 1805— Copenhague, 4 de Agosto de 1875) foi um escritor dinamarquês de histórias infantis. Dos contos de Andersen, destacam-se: O Abeto , O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Polegarzinha, dentre outros.
No dia 18 de abril, comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil, data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil no Brasil, Monteiro Lobato. Criador de Emília, Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens que viviam num mundo de fantasia, de faz-de-conta e aventuras chamado Sítio do Picapau Amarelo.
José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948)[foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo 1939).
Uma forma de valorizar a leitura é incentivar as crianças a visitarem o mundo mágico, lúdico e criativo que o livro infantil proporciona. Através da leitura, a criança consegue ter um mundo da imaginação só dela.
O gosto pela leitura começa desde cedo e pode durar a vida toda. Incentive a leitura!
Sugestão de leitura:
0 comentários:
Postar um comentário