Personalidades

Ermelindo Maffei


O Dr. Ermelindo Maffei nasceu em Itu, a 26 de novembro de 1907, tendo falecido na mesma cidade, em 15 de maio de 1993.Destacou-se como advogado combativo e probo, sempre à disposição dos menos favorecidos, adquiriu renome pelo patrocínio de causas relativas aos direitos dos trabalhadores, contribuindo para a fundação de vários sindicatos, tendo ainda organizado e participado de entidades sociais cívicas e culturais.

A 26 de novembro de 1998, as sras. Sônia dos Santos Maffei e Eunice dos Santos Maffei, suas filhas, oficializaram a doação do acervo de livros do Dr. Maffei à Biblioteca Pública Municipal "Prof. Olavo Valente de Almeida".


Príncipe Igor Nicolaievich Dolgorukij

Nossa biblioteca possui um acervo que pertenceu ao príncipe russo Igor Nicolaievich Dolgorukij, que viveu em São Paulo, tendo sido professor na faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

O Príncipe Igor pertencia à " família imperial russa" e foi expatriado após a revolução Russa, em 1917. Viveu em São Paulo (Avenida Pacaembu) por muitos anos.

Quando da criação da Biblioteca Pública em Itu o professor João dos Santos Bispo, diretor do Colégio Regente Feijó, sugeriu ao então diretor do Departamento de Turismo Olavo Valente de Almeida a aquisição da coleção que estava à venda.Era 1968.

Desde então, a coleção de livros do Príncipe faz parte do acervo e está disponível para consultas (sem empréstimos).











Professor Cid Rocha
Cid Rocha, professor jornalista, contista e poeta de notável sensibilidade nasceu em Itu, a 28 de maio de 1926. Era filho do jornalista José Rocha e da Sra. Maria Bettinelli Rocha.

Exerceu diversos cargos, entre eles, os de professor, secretário do Conselho Municipal de Cultura e Conselheiro da Sociedade de Amigos de Itu, SACI, da qual foi um dos fundadores.
Como professor lecionou, principalmente, nas Escolas Regente Feijó e Professor Antonio Berreta.
Dirigiu e colaborou  em diversos jonais, entre eles: "Itu", "Força Nova", "Folha da Tarde", "Periscópio" e " Federação". Publicou numerosos trabalhos literários, tendo deixado muitos inéditos.
Faleceu em 03 de julho de 1988.
Em 27 de dezembro de 2006 foi homenageado com a denominação da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Prof. Cid Rocha"

E em 21 de dezembro de 2010 foi ofiializado patrono e homenageou com seu nome a Biblioteca Pública Municipal “ Cid Rocha” localizada no Centro Administrativo do Pirapitingui  no bairro Cidade Nova. Durante o evento também foram homenageados três personalidades de destaque do meio cultural ituano:Laurentino Gomes   (escritor e jornalista), José Antonio Barros Freire (documentarista) e Jonas Soares de Souza (historiador, escritor e atualmente secretário municipal de cultura).
A cerimônia contou com as presenças do prefeito Herculano Passos Junior, do secretário de Cultura interino Osmar Barbosa e dos filhos do homenageado, Dr. Cid Rocha Júnior e a professora Clarisse Rocha.A reinauguração contou ainda com outras autoridades, funcionários do local e moradores do bairro Cidade Nova.

Centro Administrativo Regional do Pirapitingui " Maria das Dores Tasca"



Entrada da Biblioteca "Cid Rocha"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...